Sobre
O portal Guitabaiana.com foi lançado em 2016, inicialmente com o objetivo de divulgar o material pessoal de seu curador, Igor Martins. No entanto, devido à grande receptividade, o site rapidamente evoluiu para um projeto mais abrangente e impessoal, voltado para atender a comunidade de amantes do instrumento.
Após um período de menor atividade, o portal retoma sua trajetória graças à parceria estabelecida, em 2024, com Luciano Tosta, da Universidade do Kansas, e Marcos Stress, da Escola de Música Irmãos Macedo (EMIM). Essa colaboração viabilizou o portal como um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de desenvolver um espaço de apoio e universalização da guitabaiana.
O portal funciona de forma cooperativa, com o intuito de fomentar a divulgação desse instrumento genuinamente brasileiro para os quatro cantos do mundo, universalizando o conhecimento de nossa cultura musical. É um local para imergir neste universo fascinante e entender suas mais diversas aplicações, fugindo do estereótipo apenas frevístico (respeitado, adorado e muito presente no site) para mostrar sua polivalência e infinitas possibilidades de aplicação.
A ideia é deixar para a posteridade um local de pesquisa sobre a GB, com material de estudo, tablaturas, histórias e as personalidades que fizeram e fazem parte deste movimento.
Equipe
Igor Martins é Professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o idealizador e curador do portal Guitabaiana.com, um acervo virtual dedicado ao instrumento Guitarra Baiana. O portal tem como objetivo principal divulgar este instrumento genuinamente brasileiro para o mundo, preservando e promovendo seu legado cultural e musical. Além de sua contribuição ao ensino e pesquisa, Igor desempenha um papel crucial na valorização e difusão da Guitarra Baiana através de seu trabalho com o portal.
Luciano Tosta é Professor e pesquisador de literatura brasileira na The University of Kansas, com uma abordagem comparativa transatlântica que abrange as Américas e o mundo lusófono. Seu trabalho acadêmico investiga as conexões culturais, literárias e históricas entre esses contextos, destacando a riqueza das interações entre as culturas de língua portuguesa e outras tradições literárias. Recentemente, aceitou o desafio de se juntar ao projeto Guitabaiana, contribuindo para fortalecer a iniciativa e criar conteúdos de maior qualidade, unindo sua expertise acadêmica ao objetivo de promover e valorizar a Guitarra Baiana no cenário global.
Marcos Stress é músico e professor da EMIM (Escola de Música Irmãos Macêdo), com uma trajetória marcada pela dedicação à arte da Guitarra Baiana. Ele aceitou a missão de colaborar com o portal Guitabaiana, ajudando a difundir o projeto e a manter o legado como a maior referência sobre o instrumento nas redes sociais. Seu trabalho é fundamental para a preservação e promoção da Guitarra Baiana.