Tablatura - Marchinha - Mario Lago - Auroa
- Igor Martins
- 16 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Acessem no link abaixo:
A Sinceridade de Aurora e o Sonho de Ascensão Social
A música "Aurora", uma das clássicas marchinhas de Carnaval, traz em sua letra uma narrativa que gira em torno da sinceridade e das promessas de uma vida melhor. A marchinha, um gênero musical tipicamente brasileiro e muito popular durante as festividades do Carnaval, costuma abordar temas do cotidiano com humor e ironia.
Neste caso, o eu lírico se dirige a uma personagem chamada Aurora, repetindo o desejo de que ela fosse sincera. A sinceridade de Aurora é colocada como condição para que ela pudesse desfrutar de uma vida de luxos, como um apartamento com porteiro e elevador, além do status de 'madame'. A repetição do refrão 'Se você fosse sincera, Ô-ô-ô-ô, Aurora' cria um tom de lamento e ao mesmo tempo de censura, sugerindo que a falta de sinceridade de Aurora é o que a impede de alcançar um patamar social mais elevado.
A música pode ser interpretada como uma crítica social, onde a ascensão social é vista como algo atrelado à honestidade e ao caráter. Ao mesmo tempo, reflete o desejo de muitos de melhorar de vida e a importância dada ao status social, representado aqui pela figura do apartamento confortável e pelo título de 'madame'. A marchinha, com sua melodia alegre e pegajosa, contrasta com a mensagem subjacente sobre as expectativas e desilusões nas relações interpessoais e sociais.
Comments