Minhas GB´s - Igor Hereda
Minha primeira guitarra baiana foi construída por Jean Paul Charles, cujo primeiro contato em 2003 não foi direto envolvendo guitarra baiana, mas, sim, violões, já que eu havia ganho de meu pai dois violões antigos que precisavam ser regulados.
Apenas em 2007 foi que, de fato, tive minha primeira guitarra baiana, pois eu já havia iniciado os estudos com Yonsen Maia e na escolinha de guitarra baiana Osmar Macêdo, na qual eu fui o primeiro aluno.
Essa primeira guitarrinha foi modelo Les Paul e levou uns quatro meses para ser construída. Eu já tinha uma guitarra convencional Washburn preta desse modelo e queria algo similar. Jean Paul, captando a intenção, deixou o fundo preto e a frente em um dégradé do preto para a madeira, além de ter feito uma pintura para o potenciômetro que parecia um casco de tartaruga. Também foi feita uma marcação estilizada para o braço da guitarrinha, por inspiração de Jean Paul nos planetas e constelações do universo.
Posteriormente vim a obter outros dois instrumentos (pessoais) de Jean Paul: um bandolim de dez cordas com bocas em “F” e, como ele costumava chamar,..
...e um BEA5 (bandolim eletroacústico de cinco cordas), o qual eu chamo de guitarra baiana acústica, pois diferentemente de outros BEA5’s construídos por ele esse tem dois tipos de captação/timbre e dois plugs respectivos.
Já a minha segunda guitarra baiana foi o modelo Star Série Armandinho Macêdo cujo projeto foi acertado com Elifas Santana no carnaval de 2010. Para dar personalidade a esta nova guitarra, foi feita uma faixa azul na região de relevo, a qual foi idealizada por meu pai.
A entrega dessa segunda guitarrinha foi em pleno carnaval de 2012, pelas mãos de Armandinho em cima do trio elétrico, sendo que ele gostou tanto que a utilizou durante todo o carnaval e ainda me propôs leva-la para um show em São Paulo (ou Rio de Janeiro).
Também foi neste carnaval que Elifas me presentou com uma logomarca totalmente inspirada nessa faixa azul da minha Star Série.
Três anos depois, em meados de 2015, após ter conhecido e conversado pessoalmente com Steve Vai, comecei a aventar a ideia de uma guitarra baiana que trouxesse a minha identidade, mesclando a minha logomarca com características das guitarras Star Série, PRS e Ibanez. Por incentivo e total apoio de Yonsen Maia junto com o luthier Yuri Barreto, todo o processo de construção da guitarra foi feito em segredo e durou dois anos, tendo sido finalmente lançada em 09 de dezembro de 2017 batizada de IHGB6 Igor Hereda Signature.
Nessa terceira guitarra, que é de seis cordas, diferentemente das anteriores, é possível visualizar a minha logomarca e um trabalho específico de marcação de braço em formato de ondas. Além disso, optei por utilizar captadores DiMarzio (um humbucker na ponte e um single no braço), se adequando às minhas necessidades ergométricas e sonoras. E espero utilizá-la muito em breve nos shows.