top of page

Baianasystem leva prêmio de disco do ano do Multishow

Os integrantes do BaianaSystem ainda nem acreditam, mas tiveram seu novo "Duas Cidades" eleito como disco do ano no Prêmio Multishow. "Como assim nosso disco venceu o de Elza Soares?", questiona o vocalista Russo Passapusso. Formada há sete anos em Salvador, o grupo é figurinha presente nos principais festivais do país, está escalado para o Lollapalooza 2017 e, neste ano, teve uma música, "Playsom", integrada à trilha sonora do popular jogo "Fifa 16". Afinal, o que é que o BaianaSystem tem?


"Não fomos na premiação porque estamos numa loucura de gravar o primeiro clipe da banda. Mas tomamos um susto quando vimos o prêmio na televisão", contou Russo. "A notícia atolou a nossa cabeça. Foi um presente para a nossa vida e dedicamos para a Elza Soares", disse o vocalista. "Esse disco foi fruto da união com o produtor Ganjaman. Fico feliz em ver que as pessoas estão reconhecendo o novo som que vem da Bahia. Foi muito suado e resultado de anos de trabalho", completou.


Para o guitarrista Roberto Barreto, o BaianaSystem tem um projeto que mistura a icônica guitarra baiana com a cultura dos soundsystems (os famosos paredões de som, muito comuns no Norte e Nordeste). "O trio elétrico é um soundsystem ambulante", analisa Beto, que antes de montar a banda já havia tocado com a Timbalada. Boa parte das composições da banda falam sobre a maior festa popular do Brasil e desde a sua fundação, o BaianaSystem toca no carnaval de Salvador. "Embora a guitarra baiana tenha sido criada por Dodô e Osmar há 50 anos, ainda percebo nas pessoas um estranhamento com o som", analisou.


Esse estranhamento, segundo Roberto, é ainda mais evidente no exterior. "As pessoas pediam para tirar foto com o instrumento, principalmente no Japão", disse o guitarrista. "Minhas referências vão desde Led Zeppelin e Yes, passando pelos grandes guitarristas brasileiros, como Armandinho, Pepeu Gomes e Sergio Dias".


Carnaval baiano

O vocalista Russo Passapusso lembra que a motivação inicial para a criação da banda foi a insatisfação com os rumos da música baiana. "Queríamos fazer algo diferente. Algo estrambólico. Desmembramos a música, usamos a guitarra, a percussão, o frevo, o reggae e o dub. Na banda, a guitarra baiana é uma voz e eu sou a outra voz", disse.


Com essa sonoridade tão diferente, em pouco tempo a banda passou a ser convidada para participar de diversos festivais, como o New Orleans Jazz Festival, em Nova Orleans, Global Fest e Brasil Summer Fest, ambos em Nova York, Fujirock, no Japão, além de shows na Rússia, Dinamarca, China e França. No Brasil, a banda participou de festivais no Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.


Passapusso lembrou que a participação em festivais ajuda ainda mais na mistura sonora que o BaianaSystem se tornou. "Depois de um festival, nosso som nunca mais fica igual. Aprendemos outros sotaques", disse o cantor. Sobre o Lollapalooza, Russo destacou que será interessante perceber como os públicos do Metallica e do Strokes vão reagir com o seu som.


"Queremos transformar o BaianaSystem em um movimento musical tão forte quanto os que foram capitaneados pelo Rappa, Nação Zumbi, Planet Hemp e Sepultura, que misturavam diversos ritmos em suas músicas", completou.


Russo apontou a faixa "Playsom", que ganhou o prêmio Multishow e entrou na trilha do game Fifa 16, como uma música que passou a transitar bem entre as crianças e os adolescentes. "É uma música leve, minimalista e foi absorvida por esse público", contou. "Os jovens funcionam como curadores. Eles ouvem o que está rolando no videogame e a coisa acontece. Trabalhamos muito com música tradicional e a cantiga. É uma coisa do interior da Bahia, onde você junta os filhos e os amigos e começa a brincar. A mesma coisa aconteceu no videogame", completou.


Fonte: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/27/apos-ganhar-disco-do-ano-cantor-diz-o-que-e-que-o-baianasystem-tem.htm

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page