Oficina - "A Arte de Tocar Guitarra Baiana"
Nesta semana foi o encerramento da Oficina de Guitarra Baiana, conclui o volume 1 do Método "A Arte de Tocar Guitarra Baiana" de autoria e ministrado pelo professor Alexandre Vargas.
A oficina foi integrante dos Cursos de Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Lion Morello, Marcos Stress, Caio Olympio e Alexandre Vargas
Muito feliz em ter participado da primeira turma de Guitarra Baiana do Curso de Extensão da Escola de Música da UFBA, curso ministrado pelo educador Alexandre Vargas!" (Marcus Stress)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
BRASIL GANHA MÉTODO DE GUITARRA BAIANA
O músico Alexandre Vargas apresenta proposta de sistematização do ensino do instrumento
O multi-instrumentista baiano Alexandre Vargas ministra a oficina “A arte de tocar guitarra baiana: uma proposta metodológica”, que busca propor um método instrumental a partir da sistematização do ensino do instrumento.
Músico desde os 15 anos – Além da guitarra, seu principal instrumento, Alexandre Vargas toca violão, bandolim, guitarra baiana, guitarra portuguesa e instrumentos de corda exóticos, como o Cümbüs e Elecktro Baglama (Saz), ambos orientais. Autodidata, incansável pesquisador e educador, é graduado em Música pela UFBA e mestrando em Educação Musical. Experiente e inserido no cenário global, o músico tem na bagagem turnês e shows acompanhando a carreira de vários artistas brasileiros, dentre eles a cantora Daniela Mercury, do qual é guitarrista há 19 anos. Suas intervenções têm influenciado a musicalidade baiana, através de sua pegada rock´n´roll, inserindo elementos novos e realizando fusões com ritmos regionais.