NOTA DE REPÚDIO - Troca do nome Circuito Dodô
Nos deparamos com um posts do Carlos Nascimento, neto do Dôdo, explicitando seu total descontentamento ao saber que a Câmara de vereadores de Salvador votou a favor da mudança de nome do circuito que leva o nome do seu avô para o de "Daniela Mercury". Nada contra a cantora, a qual admiramos muito, mas é uma total falta de respeito e bom senso com a história. Gostaria até de saber a opinião da própria "homenageada", acredito que se sinta pelo menos constrangida.
É até compreensível a percepção da vereadora Vânia Galvão, que afirma não se tratar de uma retirada de homenagem, pois propõe unificar o nome do circuito Campo Grande como sendo Dôdo e Osmar, abrindo assim espaço para homenagear Daniela Mercury (e a figura feminina). Mas tem que se levar em consideração que está se falando de um ato legitimado e já concretizado. Retirar uma homenagem já institucionalizada para conceder a outra pessoa, no mínimo é uma falta de bom senso, para não dizer desrespeito com a história.
Colocamos aqui que reconhecemos que a autora do projeto já fez encaminhamentos em prol da guitarra baiana e cultura soteropolitana, mas nesse momento nos posicionamos contra o projeto em questão, por uma questão de justiça e da própria história.
----------------
Integra da postagem do Carlos Nascimento
Causou a toda família Dodô grande estranheza ao tomar conhecimento da iniciativa da Vereadora... em buscar substituir o nome do Gênio da Folia, responsável pela eletrização da festa maior da Bahia. Osmar e Dodô apesar de amigos e parceiros deram contribuições distintas a evolução do carnaval e da música baiana. São as matrizes do que hoje é conhecido pelo mundo a fora. A criação de circuitos distintos fora com a ideia de dar a relevância as distintas contribuições dos Pais do Trio elétrico e do criador da Guitarra no Brasil. A Bahia e o mundo sabe da importância de Dodô quem vem antes de tudo! Acreditamos que ao invés de projetos que ferem a memória de grandes figuras, deveriam na verdade buscar projetos que façam com que as novas gerações busquem conhecer e respeitar a memória e a história do carnaval de Salvador, para que no futuro pretensos projetos de descontração nem passem pela cabeça dos edis da cidade da Bahia. A mais antiga casa legislativa do Brasil memória viva da história deste país não deve se tornar a casa da desconstrução, do desrespeito a memória dos grandes valores da nossa terra. Acreditamos na sensibilidade dos Vereadores e Vereadoras desta casa assim como o respeito que tem o com a memória do Carnaval da Bahia, em não aceitar tamanho descaso para com Dodô e tudo que fez. Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Marcia Short, Laurinha e outras grandes divas da Axé Music merecem sim ter seus nomes sempre lembrados, respeitados e em destaque. Mas acreditamos que nenhuma delas sendo quem são aceitariam substituir por decreto uma das poucas homenagens existentes e dedicadas ao Gênio da Folia (Dodô), porque elas sabem a relevância deste nome para o carnaval. Dodô o negro inventor da Bahia, merece respeito e seu lugar ao sol, nesta terra negra onde pouco se respeita seus negros ilustres.
Vídeo: