top of page

Relembrar é viver (2015) - Os Macêdos - A Família Musical

Trecho do texto de Gabriela Cruz (gabriela.cruz@redebahia.com.br) - publicado 16/02/2015 no Correio 24h



Há mais de quatro décadas, os irmãos Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo comandam a Banda Armandinho, Dodô & Osmar. A primeira vez que tocaram juntos foi em 1974, no trio elétrico construído pelo pai, Osmar Macêdo, com o amigo Dodô Nascimento. De lá para cá, o quarteto foi escola para filhos e sobrinhos. Passaram pela banda Daniel, Mariana e Bruna, filhas de Betinho, e Gabriel, herdeiro de Aroldo. Mariana e Bruna cantavam e Gabriel, que começou com Daniel na percussão, assumiu a guitarra e é o único dos primos que continua no grupo.



Armandinho, Aroldo, André e Betinho com Gabriel Macêdo: formado em

Música, ele toca guitarra com o pai e os tios (Foto: Angeluci Figueiredo)



Mesmo quem não seguiu o caminho da música deu um jeito de chegar junto. João, filho de Armandinho, é empresário, e Dedeco, de Aroldo, ficou responsável pelo registro visual da banda. Cineasta, assina Made in Bahia, documentário dividido em sete episódios que conta a história da guitarra baiana (assista em youtube.com/armandinhododoeosmar). “Cresci nos bastidores dos shows, em fundo de palco. Com 4 anos, ia para a Castro Alves, dormia no colo de minha mãe. Carnaval para mim sempre foi uma festa familiar. Acabei não virando músico, mas a necessidade artística me fez ir para o cinema e percebi que precisava eternizar essa história deles, da guitarra baiana”, explica Dedeco. “É importante que eles continuem essa história indo para a rua, contanto para as pessoas, porque a gente não precisa só dos nossos, mas dos que chegam para aumentar esse bolo e passar adiante, de geração para geração”, diz Aroldo. Um exemplo é a Oficina de Música Instrumental Osmar Macêdo, localizada no Canela, que oferece aulas de percussão, violão, bateria, cavaquinho, bandolim e guitarra baiana para 120 alunos, de 7 a 18 anos. “Nosso exército de filhos”, resume o músico. Nova geração Se depender da pequena Letícia, 5 anos, neta de Betinho, a tradição da família vai passar para mais uma geração. A garotinha já disse que quer ser cantora. “Ela é afinadinha, tá no sangue”, revela Daniel, 38, pai da menina. Depois de 20 anos sendo percussionista da banda, compromissos profissionais o levaram para o Acre e depois para Goiânia, onde trabalha na construção e administração de shoppings centers. “Estou em um mercado completamente oposto, mas falo que 80% de mim trabalha com música. Tudo que eu faço é ritmado, música é matemática pura. Tudo que sou hoje é por causa dela”. Realização - Guitarrista da banda desde os 15 anos, Gabriel Macêdo, 34, se emociona quando fala da família. “Tinha 7 anos quando ouvi Rock de Caicó, música que meu pai fez para minha mãe, Margarida, e me deu uma vontade danada de chorar. Foi ali que percebi o que queria para minha vida”, revela. Gabriel, que tem duas graduações em Música pela Ufba e uma especialização na Austrália e tocou com o pai e os tios pela primeira aos 13 anos. “Fiquei dez anos na percussão, embora sempre quisesse ser guitarrista. Foi a maneira que encontrei de entrar nesse sonho”, conta.



Seu Osmar com os filhos Aroldo, Armandinho, Betinho e André Macêdo (Foto: Arquivo Correio)


Gabriel aprendeu a tocar com pai e tem o tio Armandinho como maior ídolo. “É uma realização. Quantos músicos gostariam de se apresentar com profissionais do quilate deles, reconhecidos em todo o Brasil? Eu me coloco diante deles como aprendiz, quero puxar o máximo que eu puder e contribuir com que eu sei para fazer a banda cada vez melhor”. “Nosso velho Osmar dizia: ‘o papa falou que família que reza unida permanece unida. E família que toca unida também fica unida’. Nos criamos com essa paixão pelo trio elétrico, pelos instrumentos, pelo Carnaval. Aprendemos com nosso pai e com Dodô e passamos esse amor para nossos filhos”, resume Armandinho.


Em breve post individuais com Armandinho e Aroldo Macêdo.


Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/herdeiros-de-mestres-do-carnaval-baiano-contam-como-levam-adiante-o-nome-da-familia/?cHash=ffde11d69eecf64ff96c21f97fcba834

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page