MOACIR BEDÊ
Compositor. Instrumentista.
Músico autodidata, aprendeu violão, guitarra, guitarra baiana, bandolim, cavaquinho, flauta transversal, pífano e flautim.
Os ensaios da escola de samba Os Enviados de Alá, comandada por seu pai e pelo irmão mais velho na década de 1970, aconteciam no quintal de sua casa. Nessa época teve acesso a diversos instrumentos de percussão com os quais foi tomando intimidade.
Em 1989 foi morar em São Paulo, mudando-se para o Rio de Janeiro no início da década de 1990.
Em 1997 foi para Barcelona (Espanha), voltou para Fortaleza (CE) e retornou para a Europa em 2004, por um ano apenas.
Nos anos de 2009 e 2010 voltou a morar em São Paulo.
DADOS ARTÍSTICOS
Na época em que morou em Barcelona (Espanha), integrou a banda Free Gueto Brasil, com a qual realizou uma turnê pela Inglaterra em 1998.
Em 2009 lançou seu primeiro CD “Outros Sambas”, no qual incluiu músicas de sua autoria como “Balaio de gatas”, “Aquela flor” (c/ Valdo Aderaldo), “Panelada”, entre outras.
Participou do espetáculo poético-musical “Viniciarte – Vida, música e poesia de Vinicius de Moraes”, do escritor Ricardo Kelmer, ao lado da cantora Vanessa Moreno.
Formou o Moacir Bedê Quarteto, ao lado de Emiliano Castro (violão de sete cordas e viola caipira), Peter Mesquita (contrabaixo), Rafael Mota (percussão e bateria). Com o quarteto apresentou o show “Outros Sambas”.
Em 2010 foi selecionado pela editora Global Choro Music Corporation, que disponibilizou em seu endereço virtual partituras e músicas de sua autoria, para que outros músicos pudessem tocá-las. Nesse mesmo ano participou da “Virada Cultural Paulista”, apresentando-se no Teatro Guarany, em Santos, e no ano seguinte, da “Virada Cultural” em Botucatu (SP).
Apresentou o show “Moacir Bedê e Cantoras”, com a participação de Marília Duarte e Vanessa Moreno.
Realizou o projeto “Canção do Exílio”, que contou com um repertório de músicas cearenses das décadas de 1970 e 1980, de artistas como Fagner, Ednardo, Belchior, Petrúcio Maia, Ricardo Bezerra, Roger Rogério, entre outros. Nesse projeto, atuou como guitarrista e violonista ao lado da cantora Natasha Faria, do baterista Andre Benedth e do baixista Fabio Amaral, com quem manteve um duo de jazz.
Já se apresentou em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina.